As descargas atmosféricas são responsáveis por grandes danos às operações e redes elétricas de uma edificação. Por esse motivo, realizar o gerenciamento de risco de SPDA é a melhor alternativa para a regularidade e prevenção de acidentes.
Além disso, o gerenciamento de risco é obrigatório em todas as instalações.Isso porque é por meio desse processo que se determina a necessidade do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
Mas afinal, o que significa o gerenciamento de risco de SPDA e por que é tão crucial para as edificações? Neste post, você terá uma compreensão abrangente sobre o tema. Acompanhe para saber mais!
O que é o gerenciamento de riscos de SPDA?
O gerenciamento de riscos de SPDA consiste em um levantamento minucioso dos riscos e perdas inerentes a uma edificação para direcionar as soluções adequadas. Dessa forma, o recurso ajuda a reduzir prejuízos e promove a segurança durante os períodos chuvosos.
A execução da gestão de riscos proporciona benefícios importantes, como:
- facilidade para antecipar condições desfavoráveis;
- maior previsibilidade para a realização do projeto elétrico;
- auxilia a reduzir custos na execução;
- proporciona maior controle gerencial do sistema.
Realizado antes do projeto, o gerenciamento de riscos contribui para o correto dimensionamento do SPDA. Um importante processo para mitigar os riscos e proporcionar a devida adequação das instalações conforme as normas vigentes.
O gerenciamento de risco de SPDA é obrigatório?
O gerenciamento de risco é, de fato, obrigatório, sim. Sendo o ponto inicial para a concepção de um projeto SPDA, ele está estipulado em normas técnicas para todas as edificações com altura superior a 25 metros.
Qual norma regulamenta o gerenciamento de riscos de SPDA?
Os projetos de SPDA são regulamentados pela Norma NBR 5419/2015 (de 1 a 5), que estabelece todos os parâmetros para a instalação de estruturas contra descargas atmosféricas.
A diretriz é dividida em princípios gerais, gerenciamento de risco, danos físicos à estrutura e perigos à vida, sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura. Com base nessas regulamentações o projeto é desenvolvido e implementado na edificação
Quais são as etapas do gerenciamento de riscos de SPDA?
A realização do gerenciamento de riscos é uma etapa criteriosa que leva em conta as particularidades da edificação e da região. O projetista avalia todos os possíveis riscos, perdas e danos para a escolha de medidas de proteção apropriadas.
A gestão dos riscos leva em conta diversos fatores, por exemplo:
- estruturas isoladas ou com altura superior a 25 metros;
- probabilidade de danos;
- estatísticas de descargas atmosféricas na região;
- média de perdas causadas;
- características estruturais e de uso da edificação.
Com o gerenciamento, os riscos são identificados e avaliados por um profissional especialista, que atua com base na norma. Dessa maneira, é definido o nível do SPDA que será adotado para promover a devida segurança do patrimônio e das pessoas.
Conte com apoio especializado para o seu projeto SPDA!
O gerenciamento de riscos e o desenvolvimento do projeto SPDA é um serviço realizado por engenheiros especializados. É necessário ter a devida habilitação e expertise para garantir um trabalho que atenda a norma e preserve a edificação.
Por esse motivo, é indispensável procurar uma consultoria confiável e que trabalhe com excelência. Com um apoio profissional, você terá gestão de riscos precisa e um projeto compatível com suas necessidades, com a devida responsabilidade técnica.
A Tecbras é uma empresa especializada em soluções energéticas e conta com uma equipe de engenharia com mais de 30 anos de experiência. A parceria ideal para garantir um projeto eficiente e regularizado para as suas instalações.
Tenha um apoio personalizado e serviços completos para garantir a segurança da sua edificação. Sobretudo, em relação ao gerenciamento de risco, laudo SPDA, estudo e parametrização de redes de proteção e consultorias.
Acesse o nosso site e conheça soluções de ponta para ter toda assessoria e serviços completos!
Em resumo
O gerenciamento de riscos de SPDA consiste em um levantamento minucioso dos riscos e perdas inerentes a uma edificação para direcionar as soluções adequadas. Dessa forma, o recurso ajuda a reduzir prejuízos e promove a segurança durante os períodos chuvosos.
O gerenciamento de riscos de SPDA é realizado por engenheiros especialistas, por isso, o primeiro passo é contar com uma consultoria em soluções elétricas.
– estruturas isoladas ou com altura superior a 25 metros;
– probabilidade de danos;
– estatísticas de descargas atmosféricas na região;
– média de perdas causadas;
– características estruturais e de uso da edificação.
Os projetos de SPDA são regulamentados pela Norma NBR 5419/, que estabelece todos os parâmetros para a instalação de estruturas contra descargas atmosféricas.