O setor elétrico brasileiro é composto por diferentes instituições responsáveis pela geração e abastecimento da eletricidade. Essas empresas são chamadas de concessionárias de energia, sendo responsáveis pela cadeia de distribuição em todo país.
Nesse sentido, compreender as funções e responsabilidades dessas organizações é essencial para qualquer consumidor. Especialmente para as empresas, que hoje contam com inúmeras possibilidades de abastecimento, como o mercado livre de energia.
Se você deseja esclarecer suas dúvidas sobre o tema, veio ao lugar certo! Continue lendo este post e veja o que é e quais as funções de uma concessionária de energia!
O que é uma concessionária de energia?
A concessionária de energia é uma empresa responsável pela transmissão e distribuição da eletricidade para os consumidores. Em síntese, consiste na companhia que vai levar a energia da fonte de geração até as unidades de consumo.
Em outras palavras, a concessionária leva a energia da fonte de geração, como uma hidrelétrica, até os consumidores finais. Atualmente, existem no Brasil ,aproximadamente 156 concessionárias de transmissão, atuando em diferentes regiões do país.
Como funciona uma concessionária de energia?
Os serviços de uma concessionária consistem basicamente na transmissão da energia até os pontos de consumo residenciais, comerciais e industriais. Para isso, há uma infraestrutura de grande porte para garantir que o fornecimento seja de qualidade.
As responsabilidades de uma concessionária de energia são:
- investir em infraestrutura e sua modernização;
- fornecer eletricidade para os consumidores na área de concessão;
- garantir serviços de atendimento ao cliente em qualquer problema;
- solucionar interrupções de energia e fornecer as informações de consumo;
- cumprir todos os regulamentos legais e normas técnicas.
Basicamente, o papel da concessionária é garantir que a energia chegue até as unidades de consumo. Além disso, é responsável por manter a continuidade e evolução da infraestrutura para atender com excelência.
Como é feita a fiscalização e regulamentação das concessionárias?
Todas as concessionárias de energia que atuam no Brasil são fiscalizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. O órgão é responsável por estabelecer as diretrizes, regras, monitorar o desempenho e garantir a eficiência dos serviços.
Para isso, a Aneel realiza auditorias, pesquisas de satisfação do consumidor, inspeções e monitoramento na infraestrutura. Dessa forma, a agência certifica que as companhias cumprem as regras e investem na evolução dos sistemas.
Em caso de descumprimento de alguma regra da Aneel, as concessionárias são passíveis de multas e até a revogação da concessão. Sendo assim, ela é o principal regulador e atua para garantir o acesso a energia de qualidade por todo consumidor.
Como funciona a distribuição de energia no mercado livre?
O mercado livre de energia oferece a consumidores de média e alta tensão a possibilidade de escolher o fornecedor. Ou seja, é possível fechar um contrato com outra fonte de geração e utilizar apenas as linhas de transmissão da concessionária.
Nesse caso, a empresa que deseja utilizar uma nova fonte de energia, como a solar, tem a liberdade de negociar todas as condições. Isso inclui, o valor, tempo de contrato, cláusulas de renovação, contratação sob demanda e outros fatores.
Desse modo, o contrato com a concessionária local é apenas para o uso da rede de transmissão, e não pela geração de energia. Uma possibilidade ideal para quem deseja adotar uma fonte renovável e ainda conseguir redução de custos.
Qual a importância da concessionária de energia?
As concessionárias são parte essencial do setor elétrico e atuam na transmissão adequada da energia até o consumidor. Inclusive, são as principais responsáveis por solucionar problemas e investir na modernização de toda a estrutura de distribuição.
Seja para o consumidor de baixa, média ou alta tensão, inclusive para quem atua no mercado livre de energia, as concessionárias são fundamentais. Elas levam a eletricidade e permitem um uso adequado, focado na eficiência energética.
Gosto do post? Agora que entendeu sobre a concessionária de energia, não deixe de conferir outras novidades e conteúdos sobre o tema. Navegue pelo blog da Tecbras e mantenha-se atualizado!
Em resumo
A concessionária de energia é uma empresa responsável pela transmissão e distribuição da eletricidade para os consumidores. Em síntese, consiste na companhia que vai levar a energia da fonte de geração até as unidades de consumo.
As concessionárias são parte essencial do setor elétrico e atuam na transmissão adequada da energia até o consumidor. Inclusive, são as principais responsáveis por solucionar problemas e investir na modernização de toda a estrutura de distribuição.
Existem cerca de 156 concessionárias de transmissão e 131 concessionárias, permissionárias e cooperativas de distribuição de energia elétrica no país.