A matriz energética brasileira é composta por diferentes tipos de fontes, dentre elas, a energia hidrelétrica, considerada predominante no país. Trata-se de usinas de grande porte e infraestrutura que obtêm a eletricidade por meio da força das águas.
Considerada uma das energias renováveis, a hidrelétrica é responsável por abastecer grande parte da demanda nacional. Mesmo com o crescimento de outras fontes, como a solar, o Brasil ainda é um dos maiores produtores mundiais da hidroeletricidade.
Você sabe como a energia hidrelétrica funciona? Se tem dúvidas sobre o tema, vamos ajudar! Confira neste post o que é essa importante fonte, quais as vantagens, o porquê ainda é dominante na matriz brasileira e a relação com o Mercado Livre de Energia!
O que é energia hidrelétrica e como funciona?
A energia hidrelétrica consiste na geração de eletricidade por meio da conversão da energia cinética proveniente do movimento das águas. Ou seja, a força do fluxo d’água movimenta turbinas, geradores e transformadores para transformar a corrente elétrica.
Para o funcionamento da hidrelétrica, é necessário a construção de uma infraestrutura de grande porte no curso d’água — composto por represa, barragens, estrutura da usina geradora e distribuição da energia às unidades consumidoras.
Basicamente, a água represada passa por um condutor que a leva às turbinas, que se movimentam devido ao alto fluxo d’água. Assim, convertem a energia cinética em corrente elétrica nos geradores, que posteriormente é distribuída para o consumo.
Quais são as vantagens da energia hidrelétrica?
Apesar dos impactos ambientais para a construção de uma usina, a energia hidrelétrica proporciona muitas vantagens. Trata-se de uma fonte totalmente viável, renovável e com baixa emissão de poluentes durante a produção da eletricidade.
Sendo assim, as principais vantagens que a hidroeletricidade proporciona são:
- Geração confiável e estável;
- Baixa emissão de gases poluentes;
- Baixo custo operacional;
- Ampla vida útil;
- Permite a geração descentralizada.
O Brasil é um país de destaque na geração de energia hidrelétrica devido ao rico potencial hídrico em muitas regiões. Por esse motivo, a fonte é a opção mais utilizada no setor elétrico, responsável por grande parte do abastecimento.
Energia hidrelétrica e mercado livre de energia: qual a relação?
O Mercado Livre de Energia é um ambiente que permite pequenas, médias e grandes empresas negociarem a contratação de energia. Em outras palavras, é possível negociar preços e condições para contratar energia de outro fornecedor.
Nesse sentido, o Ambiente de Livre de Contratação oferece a liberdade para uma empresa escolher o fornecedor além da concessionária local. Inclusive, assinar um acordo com outra fonte de energia, como a solar, deixando de utilizar a hidrelétrica.
Consiste em uma possibilidade que proporciona muitas vantagens — especialmente a redução de custos na conta de luz e o uso de uma fonte limpa e inesgotável. Normalmente, quem busca o mercado livre deseja adotar uma nova fonte.
Quando o novo contrato é efetivado com um novo fornecedor, apenas a rede de transmissão da concessionária é utilizada. Portanto, é um ambiente que eleva as possibilidades e torna a contratação mais flexível, seja na energia hidrelétrica ou não.
Qual o contexto atual da energia hidrelétrica no Brasil?
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia hidrelétrica é uma das três maiores fontes renováveis, representando 55% da matriz atual. Ou seja, mais da metade da eletricidade produzida no país é proveniente desse tipo de geração.
Em razão das condições geográficas favoráveis, bom índice pluviométrico e bom potencial hídrico, a construção das usinas é vantajosa em muitas regiões. Por isso, mesmo com a ascensão de outras fontes, a hidroeletricidade irá permanecer como uma das mais predominantes.
Como você pode notar, a energia hidrelétrica é uma fonte tradicional e de grande relevância para a matriz energética. Apesar da diversificação das fontes, é uma alternativa importante para preservar o fornecimento de energia para a sociedade.
Gostou do post? Agora que esclareceu suas dúvidas sobre a energia hidrelétrica, não perca a oportunidade de continuar lendo conteúdos incríveis! Siga nossas páginas no Facebook, Instagram, Twitter e no LinkedIn e não perca nenhuma novidade!
Em resumo
Consiste na energia gerada a partir do potencial da força do fluxo d’água, por meio da conversão da energia cinética em energia elétrica nas usinas hidrelétricas.
A hidrelétrica funciona com a construção de uma barragem, que represa a água de um curso e a direciona para condutores até as turbinas. A usina geradora é composta por geradores e transformadores e convertem a energia e geram a corrente elétrica.
– Geração confiável e estável;
– Baixa emissão de gases poluentes;
– Custo operacional considerado baixo;
– Ampla vida útil;
– Permite a geração descentralizada.