No setor de energia, a gestão de riscos é essencial para otimizar os resultados de projetos, serviços e instalações elétricas. Isso é particularmente relevante em empreendimentos que dependem de soluções específicas.
Condomínios, indústrias, comércio e construção civil, por exemplo, são setores sujeitos a desafios relacionados à eletricidade. As preocupações abrangem riscos operacionais, segurança do trabalho e adequação às leis.
As soluções especializadas terão um impacto significativo nesses setores. Entenda como a gestão de riscos elétricos pode contribuir para os resultados da sua empresa!
O que é gestão de risco?
A gestão de riscos envolve a identificação e administração das probabilidades de danos às pessoas e ao patrimônio, visando maximizar o retorno sobre o investimento. Ela é aplicada em diversas áreas, como investimentos, empreendimentos e segurança do trabalho.
No setor elétrico, os riscos podem estar presentes em projetos, serviços e instalações, assim como no ambiente externo. Nem sempre esses potenciais prejuízos são previsíveis para as empresas, que precisam focar em suas atividades principais.
Qual é a importância da gestão de risco no mercado de energia?
O mercado de energia fornece serviços indispensáveis para outros setores da economia, como indústria, comércio e construção civil. Por isso, a gestão de riscos apresenta um impacto expressivo.
Na maioria, a atuação está relacionada à segurança no ambiente de trabalho. Afinal, as pessoas podem estar expostas a riscos ocupacionais:
- Choques elétricos;
- Explosões;
- Incêndios;
- Trabalho em altura;
- Trabalho em ambientes confinados.
Outro fator relevante é a proteção ao patrimônio da empresa. Descargas atmosféricas, curtos-circuitos e sobrecargas de energia podem causar danos a máquinas, equipamentos e outros bens.
A energia também está relacionada aos resultados financeiros. A gestão de riscos evita problemas ligados à qualidade do serviço, eficiência energética e atendimento da demanda. Logo, beneficia a empresa em termos de capacidade produtiva e custos operacionais.
Como esses riscos impactam o mercado?
O mercado pode ser afetado de diferentes maneiras pelos riscos do setor elétrico. Assim, existem riscos internos e externos às empresas.
Riscos externos
Os riscos externos não estão sob o controle da empresa, tendo relação com o mercado. Cabe à empresa se adaptar para atender aos requisitos e superar as ameaças impostas pelo contexto.
Um tema-chave é o risco de surgirem novas regras no setor elétrico. Hoje, o setor já conta com diversas diretrizes que precisam ser seguidas por projetos, instalações e serviços, por exemplo:
- NBR 5410 — Instalações elétricas de baixa tensão;
- NBR 14039 — Instalações elétricas de média tensão;
- NBR 13570 — Instalações elétricas em locais de afluência pública;
- NBR 5419 — Proteção contra descargas atmosféricas;
- NBR 6166 — Transformadores de potência;
- NR 10 — Segurança em instalações e serviços em eletricidade;
- NBR 13534 — Instalações em estabelecimentos assistenciais de saúde.
Outro componente de mercado são as oscilações em preços e qualidade dos serviços disponibilizados pelas concessionárias de energia. Tais fatores impactam o custo e a operação dos negócios.
Riscos internos
O ambiente interno, as instalações e serviços elétricos internos estão sujeitos a diferentes riscos que podem impactar a sua empresa:
- Risco ocupacional — segurança e saúde dos trabalhadores;
- Risco legal — conformidade com normas e regulamentos;
- Risco financeiro — perdas econômicas e de investimento;
- Risco operacional — falhas em processos e sistemas;
- Risco ambiental — impactos no meio ambiente;
- Risco reputacional — imagem e credibilidade da empresa.
Os desafios podem variar conforme os tipos de projetos. Por exemplo, um projeto industrial — que geralmente trabalha com o uso de serviço de média tensão — demanda cuidados específicos para garantir a conformidade, segurança e qualidade das soluções energéticas.
Quais são as boas práticas para gerenciar os riscos?
Os riscos externos e internos exigem adaptações por parte da empresa para atender a requisitos legais, de segurança do trabalho, de sustentabilidade etc.
Promova a conformidade nos projetos e instalações
Sua empresa precisa estar adequada à regulamentação do setor elétrico, como as NRs e NBRs pertinentes. Além de serem obrigatórias, tais regras contribuem para que a organização opere com segurança e eficiência em suas atividades.
Desenvolva um programa de gerenciamento de riscos ocupacionais
Em relação aos riscos do ambiente de trabalho, devemos implementar práticas de segurança, realizar treinamentos contínuos e monitorar as condições de trabalho regularmente.
Tais medidas integram o Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais — que é previsto na NR1.
Melhore a eficiência energética da empresa
A eficiência energética é relevante para lidar com os riscos de mercado. Ela permite que a empresa reduza custos e seja mais competitiva para enfrentar cenários de aumento nos preços da energia contratada e estar adequada a critérios de sustentabilidade, como as práticas ESG.
Invista em soluções de inovação no setor de energia
A inovação também é um caminho para lidar esses riscos externos. Ao implementar placas solares, sistemas de armazenamento de energia, monitoramento inteligente e tecnologias de eficiência energética, por exemplo, a empresa se prepara para lidar com as variáveis externa, como preços e qualidade do fornecimento de energia.
Conte com a Tecbras para otimizar a segurança energética da sua empresa
A Tecbras soma através de sua equipe mais de 30 anos de expertise. Com essa experiência, desenvolvemos soluções para identificar os riscos e oportunidades nas instalações e projetos elétricos da sua empresa, ajudando a tornar os negócios mais competitivos em diferentes setores:
- Comércio;
- Residências e condomínios;
- Industrial;
- Construção civil.
Para conhecer nossas soluções e entender os benefícios para sua empresa, explore a página de serviços da Tecbras!
Em resumo
A gestão de riscos envolve a identificação e administração das probabilidades de danos às pessoas e ao patrimônio, visando maximizar o retorno sobre o investimento. No setor elétrico, essa gestão abrange particularidades em projetos, serviços e instalações.
Os riscos do setor de energia podem estar relacionados ao ambiente externo ou interno da sua empresa:
Riscos externos:
– Novas regras no setor elétrico;
– Oscilações nos preços dos serviços;
– Qualidade dos serviços de energia.
Riscos internos:
– Segurança e saúde dos trabalhadores;
– Conformidade com normas e regulamentos;
– Perdas econômicas e de investimento;
– Falhas em processos e sistemas;
– Impactos ambientais adversos;
– Reputação e imagem da empresa.