O laudo SPDA demonstra a inspeção e medição nos sistemas de proteção contra descargas elétricas (para-raios). Por isso, além de proporcionar segurança nos edifícios, é fundamental para obter alvarás e evitar multas do poder público.
Em geral, a responsabilidade começa com a construção e instalação do sistema. A seguir, passa a ser do gestor do edifício, que precisa renovar a documentação com inspeções e manutenções no sistema a cada três anos.
Entenda como emitir o laudo SPDA e manter fábricas, condomínios, obras, locais de eventos e outras instalações conforme a legislação. Continue a leitura!
O que é o laudo SPDA?
O laudo SPDA comprova a inspeção técnica em sistemas de proteção contra descargas elétricas, conhecidos como para-raios. Por isso, é realizado por um engenheiro eletricista, que deve assinar um termo de responsabilidade específico.
Entre outras informações, esse documento levanta pontos relevantes para cumprir leis e garantir a segurança dos edifícios:
- eficácia do sistema de proteção contra descargas atmosféricas;
- condições de aterramento elétrico;
- proximidade com outras instalações;
- periodicidade das inspeções;
- manutenções realizadas;
- medições;
- análises de risco;
- correções necessárias.
Para garantir a confiabilidade, os procedimentos adotados seguem a ABNT NBR 5419. Existe uma padronização que permite que um especialista revise os passos adotados por outro e entenda as conclusões presentes no documento.
Para que serve o laudo SPDA?
O laudo registra os procedimentos adotados pelo profissional. Esse especialista verifica o funcionamento do SPDA e de seus componentes, constatando a conformidade com as exigências das normas técnicas.
A aprovação exige que os componentes estejam em bom estado, as conexões sejam firmes e livres de corrosão. Além do valor da resistência de aterramento, seja compatível com as especificações da norma, entre outros aspectos.
O objetivo é gerar conhecimento para que você consiga assegurar a segurança das instalações. Após as inspeções e correções necessárias, a documentação funciona como prova do funcionamento e manutenção adequada.
Por isso, além de ser destinado à gestão, também é uma forma de atender as exigências por parte de órgãos públicos.
Por que fazer um laudo SPDA?
Em conjunto com o estudo de coordenação, a elaboração do laudo SPDA é um componente fundamental para a segurança nas instalações elétricas.
Garantir o funcionamento adequado do sistema
O engenheiro eletricista não se limita a aprovar ou reprovar o sistema, mas aponta as recomendações e correções necessárias.
As orientações serão determinantes para que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas esteja funcional, garantindo a segurança patrimonial e pessoal do edifício.
Produzir a documentação técnica
O trabalho do engenheiro eletricista indica as exigências para que a empresa esteja conforme as leis e regulamentações. Também é por meio dele que você terá a documentação técnica para submeter a fiscalizações e auditorias.
Avaliar os riscos e fazer ajustes
A emissão do laudo possibilita o mapeamento dos riscos sempre que houver mudanças no projeto elétrico. Assim, o sistema de proteção pode se atualizar para acompanhar as obras nos edifícios e em suas instalações elétricas.
Proteger o patrimônio e as pessoas
As descargas atmosféricas podem ocasionar danos patrimoniais. A destruição de componentes do sistema elétrico e a queima de aparelhos conectados à instalação são exemplos.
Além disso, é uma medida que mitiga os riscos de acidentes com descargas atmosféricas.
Quem precisa ter o laudo SPDA?
A ABNT NBR 5419:2005 recomenda a instalação do SPDA e a emissão dos laudos para edifícios de grande porte ou com riscos elevados, tais como:
- centros de convenções, prédios comerciais, shoppings;
- indústrias, fábricas, armazéns;
- condomínios, edifícios de apartamentos;
- prédios governamentais, escolas, hospitais;
- tanques de líquidos inflamáveis, chaminés de grande porte;
- indústrias químicas, depósitos de combustíveis e edificações em áreas classificadas;
- instalações em áreas expostas à corrosão, como regiões litorâneas e com atmosferas agressivas;
- obras em andamento;
- estruturas sujeitas a regulamentações locais.
No entanto, as normas municipais costumam ser a principal fonte das exigências. Ao determinar a necessidade do para-raios, naturalmente a prefeitura cria a necessidade de procedimentos de manutenção e inspeção, como a emissão do laudo SPDA.
Quais prejuízos o laudo SPDA ajuda a evitar?
A realização do laudo e instalação de um sistema em perfeitas condições evita diversos prejuízos.
Dano patrimonial
Os danos patrimoniais são referentes a equipamentos, componentes, eletrônicos e outros bens que possam ser comprometidos pela descarga atmosférica.
Dano às pessoas
Em caso de acidentes com pessoas, os responsáveis pelo edifício podem ser obrigados a compensar os danos causados.
Infrações administrativas
O poder público pode multar e, até mesmo, interditar prédios, indústrias, centros de convenções, obras e outros estabelecimentos que não estejam conforme a legislação local.
Por que fazer inspeções anuais no SPDA?
Em muitas cidades, o laudo precisa ser renovado anualmente para atender às exigências do corpo de bombeiros. Ao mesmo tempo, a periodicidade ajuda a reduzir custos com o sistema.
Por meio de manutenções preventivas, são realizadas ações que prolongam a vida útil do sistema, evitando substituições. Assim, existe o impacto financeiro, além da garantia da conformidade com a lei e segurança das instalações elétricas.
Quando fazer?
Em princípio, a obrigatoriedade do laudo SPDA ocorre para os edifícios com carga instalada acima de 75 kW. Esse padrão é definido na Norma Regulamentadora nº 10, que estabelece critérios para os ambientes de trabalho com eletricidade.
Na NBR 5419 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a adoção de Sistemas de Proteção Contra Descargas Elétricas é indicada nos seguintes casos:
- Locais de grande afluência de público;
- Locais que prestam serviços públicos essenciais;
- Áreas com alta densidade de descargas atmosféricas;
- Estruturas isoladas, ou com altura superior a 25 m;
- Estruturas de valor histórico ou cultural.
Como fazer o laudo SPDA?
O caminho para obter o laudo SPDA é procurar um engenheiro eletricista com registro regular e especialização adequada. Isso porque a validade do documento depende da assinatura do responsável técnico pela operação.
O procedimento conta com uma etapa de inspeção do sistema. Assim, são avaliados os terminais, cabos, conexões, condutores de aterramento, relés de proteção e outros elementos.
A seguir, o profissional realizará medições com instrumentos técnicos para constatar o funcionamento adequado. Por fim, podem ser sugeridas melhorias e cuidados de manutenção.
O que deve constar em um laudo SPDA?
O documento deve identificar o profissional responsável e os procedimentos adotados:
- identificação da edificação;
- identificação do profissional responsável;
- descrição do sistema de proteção contra raios;
- resultados da inspeção;
- resultados das medições;
- conclusão do laudo.
Junto ao laudo, o engenheiro eletricista assina um termo de responsabilidade, indicando que realizou os procedimentos dentro das normas técnicas.
A NBR 5410 também estabelece documentos que acompanham o laudo SPDA:
- relatório de verificação de necessidade do SPDA e de seleção do respectivo nível de proteção;
- desenhos em escala mostrando as dimensões, os materiais e as posições de todos os componentes do SPDA, inclusive eletrodos de aterramento;
- dados sobre a natureza e a resistividade do solo;
- registro de valores medidos de resistência de aterramento, a ser atualizado nas inspeções periódicas ou após quaisquer modificações, ou reparos no SPDA
A documentação técnica da instalação elétrica precisa ser mantida no local ou em posse dos responsáveis por ela.
Qual a validade do laudo SPDA?
A validade do laudo SPDA é de três anos para a maioria das edificações. Contudo, em algumas situações, como serviços essenciais e locais expostos aos efeitos da corrosão atmosférica, a recomendação é um laudo com validade de um ano.
Já os projetos e imóveis residências de menor porte costumam ter o prazo estendido para 5 anos. A NBR 5419 também recomenda inspeções visuais a cada 6 meses para possíveis falhas. Fique atento, no entanto, às exigências do corpo de bombeiros local e regras municipais.
O laudo SPDA e outras vistorias nos sistemas elétricos exigem a participação de profissionais com a formação e registros adequados. É um cuidado que garante não só o cumprimento da lei, mas a segurança e confiabilidade dos procedimentos.
Assim, a Tecbras, com uma experiência somada de 35 anos, oferece soluções para sistemas, serviços e instalações de energia. Caso deseje instalar o sistema SPDA ou necessite do laudo, podemos ajudar com os peritos responsáveis por todo o processo.
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Em resumo
O laudo SPDA (Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica) comprova a inspeção por engenheiro eletricista nos chamados para-raios. Esse documento pode ser obrigatório em muitos casos e precisa ser renovado a cada 3 anos.
O engenheiro eletricista é o responsável pela inspeção no sistema e emissão do laudo SPDA. É importante buscar um profissional devidamente registrado no conselho profissional (CREA) e capacitação na área.