Laudo SPDA: qual a importância e como fazer?

O laudo SPDA demonstra a inspeção e medição nos sistemas de proteção contra descargas elétricas (para-raios). Por isso, além de proporcionar segurança nos edifícios, é fundamental para obter alvarás e evitar multas do poder público.

Em geral, a responsabilidade começa com a construção e instalação do sistema. A seguir, passa a ser do gestor do edifício, que precisa renovar a documentação com inspeções e manutenções no sistema a cada três anos.

Entenda como emitir o laudo SPDA e manter fábricas, condomínios, obras, locais de eventos e outras instalações conforme a legislação. Continue a leitura!

O que é o laudo SPDA?

O laudo SPDA comprova a inspeção técnica em sistemas de proteção contra descargas elétricas, conhecidos como para-raios. Por isso, é realizado por um engenheiro eletricista, que deve assinar um termo de responsabilidade específico.

Entre outras informações, esse documento levanta pontos relevantes para cumprir leis e garantir a segurança dos edifícios:

  • eficácia do sistema de proteção contra descargas atmosféricas;
  • condições de aterramento elétrico;
  • proximidade com outras instalações;
  • periodicidade das inspeções;
  • manutenções realizadas;
  • medições;
  • análises de risco;
  • correções necessárias.

Para garantir a confiabilidade, os procedimentos adotados seguem a ABNT NBR 5419. Existe uma padronização que permite que um especialista revise os passos adotados por outro e entenda as conclusões presentes no documento.

Para que serve o laudo SPDA?

O laudo registra os procedimentos adotados pelo profissional. Esse especialista verifica o funcionamento do SPDA e de seus componentes, constatando a conformidade com as exigências das normas técnicas.

A aprovação exige que os componentes estejam em bom estado, as conexões sejam firmes e livres de corrosão. Além do valor da resistência de aterramento, seja compatível com as especificações da norma, entre outros aspectos.

O objetivo é gerar conhecimento para que você consiga assegurar a segurança das instalações. Após as inspeções e correções necessárias, a documentação funciona como prova do funcionamento e manutenção adequada.

Por isso, além de ser destinado à gestão, também é uma forma de atender as exigências por parte de órgãos públicos. 

Por que fazer um laudo SPDA?

Em conjunto com o estudo de coordenação, a elaboração do laudo SPDA é um componente fundamental para a segurança nas instalações elétricas.

Garantir o funcionamento adequado do sistema

O engenheiro eletricista não se limita a aprovar ou reprovar o sistema, mas aponta as recomendações e correções necessárias

As orientações serão determinantes para que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas esteja funcional, garantindo a segurança patrimonial e pessoal do edifício.

Produzir a documentação técnica

O trabalho do engenheiro eletricista indica as exigências para que a empresa esteja conforme as leis e regulamentações. Também é por meio dele que você terá a documentação técnica para submeter a fiscalizações e auditorias.

Avaliar os riscos e fazer ajustes

A emissão do laudo possibilita o mapeamento dos riscos sempre que houver mudanças no projeto elétrico. Assim, o sistema de proteção pode se atualizar para acompanhar as obras nos edifícios e em suas instalações elétricas.

Proteger o patrimônio e as pessoas

As descargas atmosféricas podem ocasionar danos patrimoniais. A destruição de componentes do sistema elétrico e a queima de aparelhos conectados à instalação são exemplos. 

Além disso, é uma medida que mitiga os riscos de acidentes com descargas atmosféricas.

Quem precisa ter o laudo SPDA?

A ABNT NBR 5419:2005 recomenda a instalação do SPDA e a emissão dos laudos para edifícios de grande porte ou com riscos elevados, tais como:

  • centros de convenções, prédios comerciais, shoppings;
  • indústrias, fábricas, armazéns;
  • condomínios, edifícios de apartamentos;
  • prédios governamentais, escolas, hospitais;
  • tanques de líquidos inflamáveis, chaminés de grande porte;
  • indústrias químicas, depósitos de combustíveis e edificações em áreas classificadas;
  • instalações em áreas expostas à corrosão, como regiões litorâneas e com atmosferas agressivas;
  • obras em andamento;
  • estruturas sujeitas a regulamentações locais.

No entanto, as normas municipais costumam ser a principal fonte das exigências. Ao determinar a necessidade do para-raios, naturalmente a prefeitura cria a necessidade de procedimentos de manutenção e inspeção, como a emissão do laudo SPDA.

Quais prejuízos o laudo SPDA ajuda a evitar?

Profissional averiguando laudo SPDA e evitando prejuizos.

A realização do laudo e instalação de um sistema em perfeitas condições evita diversos prejuízos.

Dano patrimonial

Os danos patrimoniais são referentes a equipamentos, componentes, eletrônicos e outros bens que possam ser comprometidos pela descarga atmosférica.

Dano às pessoas

Em caso de acidentes com pessoas, os responsáveis pelo edifício podem ser obrigados a compensar os danos causados.

Infrações administrativas

O poder público pode multar e, até mesmo, interditar prédios, indústrias, centros de convenções, obras e outros estabelecimentos que não estejam conforme a legislação local.

Por que fazer inspeções anuais no SPDA?

Em muitas cidades, o laudo precisa ser renovado anualmente para atender às exigências do corpo de bombeiros. Ao mesmo tempo, a periodicidade ajuda a reduzir custos com o sistema.

Por meio de manutenções preventivas, são realizadas ações que prolongam a vida útil do sistema, evitando substituições. Assim, existe o impacto financeiro, além da garantia da conformidade com a lei e segurança das instalações elétricas.

Quando fazer?

Em princípio, a obrigatoriedade do laudo SPDA ocorre para os edifícios com carga instalada acima de 75 kW. Esse padrão é definido na Norma Regulamentadora nº 10, que estabelece critérios para os ambientes de trabalho com eletricidade.

Na NBR 5419 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a adoção de Sistemas de Proteção Contra Descargas Elétricas é indicada nos seguintes casos:

  • Locais de grande afluência de público;
  • Locais que prestam serviços públicos essenciais;
  • Áreas com alta densidade de descargas atmosféricas;
  • Estruturas isoladas, ou com altura superior a 25 m;
  • Estruturas de valor histórico ou cultural.

Como fazer o laudo SPDA?

O caminho para obter o laudo SPDA é procurar um engenheiro eletricista com registro regular e especialização adequada. Isso porque a validade do documento depende da assinatura do responsável técnico pela operação.

O procedimento conta com uma etapa de inspeção do sistema. Assim, são avaliados os terminais, cabos, conexões, condutores de aterramento, relés de proteção e outros elementos.

A seguir, o profissional realizará medições com instrumentos técnicos para constatar o funcionamento adequado. Por fim, podem ser sugeridas melhorias e cuidados de manutenção.

O que deve constar em um laudo SPDA?

O documento deve identificar o profissional responsável e os procedimentos adotados:

  • identificação da edificação;
  • identificação do profissional responsável;
  • descrição do sistema de proteção contra raios;
  • resultados da inspeção;
  • resultados das medições;
  • conclusão do laudo.

Junto ao laudo, o engenheiro eletricista assina um termo de responsabilidade, indicando que realizou os procedimentos dentro das normas técnicas.

A NBR 5410 também estabelece documentos que acompanham o laudo SPDA:

  • relatório de verificação de necessidade do SPDA e de seleção do respectivo nível de proteção;
  • desenhos em escala mostrando as dimensões, os materiais e as posições de todos os componentes do SPDA, inclusive eletrodos de aterramento;
  • dados sobre a natureza e a resistividade do solo;
  • registro de valores medidos de resistência de aterramento, a ser atualizado nas inspeções periódicas ou após quaisquer modificações, ou reparos no SPDA

A documentação técnica da instalação elétrica precisa ser mantida no local ou em posse dos responsáveis por ela. 

Qual a validade do laudo SPDA?

A validade do laudo SPDA é de três anos para a maioria das edificações. Contudo, em algumas situações, como serviços essenciais e locais expostos aos efeitos da corrosão atmosférica, a recomendação é um laudo com validade de um ano. 

Já os projetos e imóveis residências de menor porte costumam ter o prazo estendido para 5 anos. A NBR 5419 também recomenda inspeções visuais a cada 6 meses para possíveis falhas. Fique atento, no entanto, às exigências do corpo de bombeiros local e regras municipais.

O laudo SPDA e outras vistorias nos sistemas elétricos exigem a participação de profissionais com a formação e registros adequados. É um cuidado que garante não só o cumprimento da lei, mas a segurança e confiabilidade dos procedimentos.

Assim, a Tecbras, com uma experiência somada de 35 anos, oferece soluções para sistemas, serviços e instalações de energia. Caso deseje instalar o sistema SPDA ou necessite do laudo, podemos ajudar com os peritos responsáveis por todo o processo.

Entre em contato com um especialista do time Tecbras e conheça as soluções de consultoria e emissão de laudos técnicos!

Em resumo

O que é Laudo SPDA?

O laudo SPDA (Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica) comprova a inspeção por engenheiro eletricista nos chamados para-raios. Esse documento pode ser obrigatório em muitos casos e precisa ser renovado a cada 3 anos.

Como é feito o laudo de SPDA?

O engenheiro eletricista é o responsável pela inspeção no sistema e emissão do laudo SPDA. É importante buscar um profissional devidamente registrado no conselho profissional (CREA) e capacitação na área.

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