O projeto de energia solar é uma etapa crucial para quem deseja aderir ao uso de energias limpas e renováveis. Consiste no dimensionamento de todo o sistema fotovoltaico para atender as necessidades de uso com excelência e segurança.
Realizado por engenheiros especialistas e devidamente habilitados, o projeto reúne dados, estimativas e cálculos essenciais. Por meio dele, é possível direcionar a execução das tarefas, o orçamento necessário e garantir a homologação do sistema.
Considerando que é uma das etapas mais importantes, é indispensável saber como o projeto de energia solar funciona.
Pensando nisso, confira neste post quais as fases, características e vantagens de ter um projeto específico para a edificação!
O que é o projeto de energia solar e como funciona?
A energia solar é a geração de energia elétrica a partir dos raios solares, com o uso de um sistema fotovoltaico — que capta a luz do sol e transforma em energia limpa e renovável, atendendo com excelência às demandas de uma casa ou empresa.
Nesse contexto, este tipo de projeto elétrico é um documento que reúne todo o planejamento, cálculos, descrições e dimensionamento do sistema fotovoltaico. É o primeiro passo para implementar a energia solar.
Quais os passos de um projeto de energia solar?
Um projeto elétrico solar é desenvolvido em etapas e sempre considerando as características do local e necessidades. Todo o serviço deve ser realizado por uma empresa especialista em engenharia elétrica e com a devida responsabilidade técnica.
Confira a seguir, quais são os passos para a elaboração desse projeto.
Dimensionamento do sistema
A primeira atividade do projeto é o dimensionamento, ou seja, qual será o porte do sistema fotovoltaico ideal para a edificação. Os profissionais avaliam a incidência solar no local para estimar a energia gerada, potência e tensão do sistema.
Tudo é reunido em um memorial descritivo e representação gráfica, inclusive, considerando os seguintes aspetos:
- tamanho dos painéis;
- materiais necessários;
- número de módulos de integração;
- face da instalação;
- análise do sombreamento;
- angulação ideal;
- coeficiente de perda solar.
Inspeção técnica
Todo sistema de energia solar deve passar por uma inspeção técnica, para assegurar que todas as normas de segurança foram atendidas. Esse processo é o início da implementação prática do projeto e certificar das condições ideais para a instalação.
O projeto, devidamente assinado, precisa passar por uma avaliação junto a concessionária de energia local, para a devida aprovação. Somente após essa etapa, será permitido iniciar as obras para instalação do sistema solar na edificação.
Processo de homologação
Após a instalação do sistema solar, é necessário fazer a homologação junto à concessionária de energia. Nessa etapa, os técnicos da distribuidora vão até o local para inspecionar o sistema e se tudo estiver regularizado, será permitido o uso.
Com a aprovação do sistema solar na vistoria dos técnicos, a concessionária realiza a troca do relógio de luz para um modelo bidirecional. Depois disso, o sistema fotovoltaico pode ser utilizado normalmente e de forma legalizada, conforme a Aneel.
Quais as vantagens de um projeto de energia solar?
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica ( ABSOLAR) a redução de gastos na conta de luz pode chegar a 95% com a energia solar. Por esse motivo, investir em um bom projeto de energia solar é primordial para ter um sistema eficiente.
Com um projeto profissional, você terá a garantia de um dimensionamento correto, sem excessos e que atenda suas demandas. Sobretudo, com a segurança de um apoio especializado em todo o processo de homologação junto a concessionária.
Portanto, realizar um projeto com uma empresa especialista é o primeiro passo para ter um sistema de energia solar eficaz — que permitirá usufruir de todos os benefícios e redução de custos ao utilizar uma fonte de energia limpa e sustentável na edificação.
Ao adotar o sistema fotovoltaico, a edificação dá um importante passo rumo à sustentabilidade, economia e eficiência energética. Para isso, como vimos neste post, ter um projeto de energia solar é indispensável e a base para uma geração eficaz.
Gostou de saber sobre o projeto de energia solar? Siga nossas redes sociais e fique por dentro do universo energético! Estamos no Instagram e no LinkedIn.
Em resumo
Trata-se de um documento que reúne todos os dados, cálculos, descrições e o dimensionamento do sistema fotovoltaico de geração de energia solar.
O projeto é feito seguindo as seguintes etapas:
– dimensionamento do sistema;
– inspeção técnica;
– análise do sombreamento e radiação solar;
– instalação do sistema;
– homologação junto a concessionária de energia.
O projeto de energia solar é desenvolvido por engenheiros eletricistas, atuando em empresas especialistas e habilitadas para assinar projetos fotovoltaicos.