A elaboração de um projeto elétrico é uma etapa imprescindível, visto que a energia é um recurso indispensável para as atividades. Consiste na melhor forma para dimensionar uma rede corretamente e com isso, garantir um uso seguro.
Devido à grande diversidade de requisitos técnicos e complexidade de uma rede elétrica, criar esse tipo de plano é algo que exige cuidados. Por essa razão, conhecer bem o processo e o que considerar é indispensável para atingir seu objetivo.
Neste post, você vai conferir o que é, quais são suas etapas e a importância desse tipo de projeto. Continue a leitura e veja tudo que precisa saber para garantir uma estrutura compatível com suas necessidades e promover a segurança nas instalações!
Afinal, o que é um projeto elétrico?
O projeto elétrico consiste em uma representação descritiva sobre o dimensionamento da rede elétrica de uma edificação ou maquinário. Ele apresenta todos os dados do planejamento da instalação que irá abastecer a edificação, de maneira detalhada.
No projeto, são especificadas as seguintes informações:
- divisão dos circuitos elétricos;
- número de interruptores;
- trajeto dos condutores;
- localização do quadro de distribuição;
- diagrama elétrico;
- materiais e componentes para executar o projeto;
- localização dos pontos de uso, como lâmpadas e tomadas.
Composto por desenhos, tabelas e descrições, o projeto de eletricidade permite organizar toda a rede de eletricidade e direcionar sua aplicação na obra. Portanto, é uma das etapas iniciais e considerada indispensável para uma construção, independentemente do porte.
Qual a importância do projeto elétrico?
A realização de um projeto elétrico é indispensável para o correto dimensionamento da rede de eletricidade em uma edificação — de forma que atenda as necessidades de uso com toda segurança, menor risco de acidentes e sem gastos desnecessários.
Em outras palavras, ele é o direcionador da instalação elétrica e garante que a rede seja adequada aos objetivos. Desenvolvido por profissionais especializados e com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), proporciona maior proteção e regularidade para a construção.
Assim, o projeto elétrico é, portanto, extremamente importante para o sucesso de uma obra e assegura que tudo foi devidamente dimensionado. Assim, possibilita tranquilidade para o uso do imóvel e resguarda a construtora em caso de problemas ou acidentes.
Quais as vantagens de um projeto elétrico?
Investir na realização de um projeto elétrico proporciona inúmeras vantagens para a construtora e seus clientes. Afinal, é a garantia de uma rede desenvolvida por especialistas, para atender as demandas de uso com segurança e menores riscos.
Por ser realizado por um engenheiro eletricista registrado no CREA, o projeto é personalizado para cada construção. Ou seja, estrategicamente planejado para atender as normas técnicas e garantir a eficiência sem custos excessivos.
Além disso, outros benefícios são:
- redução de riscos de curto-circuito;
- agilidade na instalação da rede;
- orçamento realista, sem excessos;
- atendimento das necessidades de uso;
- proteção contra danos;
- cálculos precisos;
- auxílio na eficiência energética.
Um projeto bem desenvolvido também é essencial para a compatibilização com outras atividades e setores da obra. Dessa forma, evita atrasos e retrabalhos comuns quando não há o devido planejamento e apoio especializado em elétrica.
Quais são os tipos de projeto elétrico?
Os projetos elétricos são classificados de acordo com o tipo de atividade que a edificação irá desenvolver. Ou seja, as características que o diferenciam variam conforme a finalidade das instalações, porte, complexidade e rotina de uso da energia.
A realização desse plano é obrigatória em todo tipo de edificação, mas as características de cada uma influenciam diretamente na forma de instalação. Por esse motivo, um apoio técnico especializado é indispensável para garantir uma rede adequada e segura.
Confira a seguir, quais são os tipos de projeto elétrico mais comuns!
Projeto elétrico residencial
Trata-se de um projeto dimensionado para casas e edificações residências, com características simples e cargas baixas. Nesse caso, é calculada a potência total das cargas elétricas para cada cômodo, para definir o disjuntor adequado e a instalação.
Projeto elétrico predial
O projeto elétrico predial é comum em edificações comerciais. Ele costuma ser um pouco mais complexo do que o residencial. A rede elétrica é maior, com mais pontos, disjuntores e cabos.
Projeto elétrico industrial
Como o próprio nome sugere, trata-se de um projeto direcionado para instalações industriais, considerado o mais complexo. A rede de energia precisa ser mais expressiva e bem dimensionada, pois os maquinários industriais demandam maiores cargas.
Quais são as etapas de um projeto elétrico?
Seja para construção ou reforma, o desenvolvimento de um projeto acontece em etapas. Os serviços devem ser conduzidos por uma empresa especialista e que conta com uma equipe de engenharia completa para garantir a responsabilidade técnica.
Assim, o dimensionamento das instalações elétricas é realizado considerando as necessidades e tipo de uso da energia. Um serviço técnico é extremamente importante para a segurança na obra e no uso do imóvel, evitando riscos consideráveis.
Veja a seguir, quais as atividades realizadas em cada etapa do projeto elétrico!
Avaliação das necessidades
O primeiro passo é a avaliação das necessidades do uso de energia, com uma visita do engenheiro responsável. São analisadas todas informações para definir o tipo de projeto, nível de complexidade e as características desejadas pelo cliente.
Estudo preliminar
Após o levantamento das necessidades, o próximo passo é a realização do estudo preliminar, também chamado de anteprojeto. É o momento de iniciar o desenho e descrição da distribuição de energia, pontos de consumo e dimensionamento da rede.
Desenvolvimento do projeto
Nessa etapa o projeto é desenvolvido e todas as decisões já estão claras, ou seja, é onde o resultado final é criado. O memorial descritivo, desenhos e levantamento de toda a rede é definido para ser entregue ao cliente com dados precisos e completos.
Como funciona a regulamentação do projeto?
Todo projeto elétrico deve atender as Normas Técnicas da ABNT, tanto para baixa tensão quanto para alta. Por esse motivo, é um trabalho que precisa ser realizado por engenheiros qualificados e com registro profissional ativo no CREA.
A norma técnica vigente para estabelecimentos de baixa tensão é a NBR 5410, que direciona a elaboração do projeto. Já a norma para projetos de alta tensão é a NBR 14039, que abrange instalações de geração, distribuição e uso de energia.
Ter o apoio de uma empresa especializada em projeto elétrico é sempre a melhor opção para ter um serviço de qualidade e regularizado. É a garantia de que todos os padrões e leis sejam cumpridas para garantir a devida proteção da edificação.
Conheça a Tecbras Soluções Energéticas!
A Tecbras é uma empresa especialista no setor elétrico que entrega soluções de excelência para as mais diversas necessidades. Por meio de uma equipe de alta performance, oferece serviços inovadores, completos e de qualidade.
Com a Tecbras, você terá um projeto elétrico perfeito para a sua obra, em uma rede segura, detalhada e que atende todas as normas vigentes. Ou seja, o apoio profissional necessário para alcançar os objetivos sem transtornos ou prejuízos.
Tenha um suporte especialista, confiável e com expertise em soluções energéticas para garantir o melhor para a obra. Um diferencial relevante e que contribui para oferecer serviços de ponta e estruturas totalmente seguras e apropriadas para o uso.
Acesse nosso site e saiba mais sobre os serviços exclusivos que oferecemos!
Em resumo
O projeto elétrico é uma representação de todas as informações sobre uma rede elétrica a ser instalada em um edifício. Ele reúne cálculos, desenhos, memorial descritivo, matérias e tudo para direcionar uma instalação de eletricidade.
Para criar um projeto elétrico é preciso contar com uma empresa especializada e com engenheiros habilitados para assumir a responsabilidade técnica. Após isso, o projeto é desenvolvido nas seguintes etapas:
– avaliação das necessidades;
– estudo preliminar;
– desenvolvimento do projeto.
– Projeto elétrico residencial;
– Projeto elétrico predial;
– Projeto elétrico industrial.