Estudo e parametrização de reles de proteção
Consumidores com carga acima de 300kVA devem apresentar estudo de proteção, seletividade e coordenação. Sendo assim as concessionárias locais são responsáveis por regulamentar as características necessárias conforme a rede elétrica que atende a região. Importante ressaltar que as exigências podem se diferenciar conforme as características técnicas de cada área de concessão.
Qual a importância do estudo de proteção, seletividade e coordenação?
Este documento é uma exigência da concessinária de energia pois o sistema elétrico do cliente e o da rede pública precisa de uma proteção contra eventuais distúrbios que podem vir tanto da rede elétrica interna (do cliente) como externa ( da distribuidora).A seletividade bem dimensionada evita prejuízos tanto para os equipamentos internos do cliente quanto para a rede externa.
Parametrização.
A parametrização nada mais é do que imputar todos os parâmetros definidos no estudo no relé de proteção, ou seja, imputar todos os valores máximos e mínimo de atuação do relé para cada função de proteção (ANSI) conforme estabelecido em projeto e solicitado pela concessionária de energia.